A rede literária de Timor
sex., 26 de jul.
|Google Meet
A professora Suillan Miguez Gonzalez tratará do sistema da literatura timorense ou sobre o Timor em encontro online, a ser realizado em 26 de julho de 2024, às 19h. Mais informações abaixo.


Horário e local
26 de jul. de 2024, 19:00 – 21:00
Google Meet
Sobre o evento
Pretende-se contextualizar os aspectos histórico-culturais de Timor-Leste, principalmente considerando a cosmovisão do povo timorense, assim como abordar a rede literária de Timor como um fenômeno à margem das literaturas majoritárias, e que demonstra a necessidade de revisão de teorias críticas que relacionam nacionalidade de escritores a sistemas literários (fixados a partir da experiência europeia).
Obras e escritores de diversas nacionalidades transitaram ou se fixaram na rede literária de Timor como demonstração de algo caro aos timorenses, a verdade cultural: "almamundo".
Palestrante: Suillan Miguez Gonzalez
Indicações de leitura: António José Borges, "De olhos lavados"; Domingos de Sousa, "Colibere"; Fátima Guterres, "Timor paraíso violentado"; Fernando Sylvan, "Mensagem do terceiro mundo"; João Aparício, "À janela de Timor"; Jorge Lauten, "Coral"; José Manuel Bandeira, "Ita Tímor Oan"; José Jorge Letria, "Timor litania por um povo em pranto"; "Luís Cardoso, "Requiem para um navegador solitário" e "Crónica de uma travessia", entre outros.
Em em contato…

