Clube de Leitura 04: Máo Dùn (China)
qua., 04 de fev.
|zoom
Discutiremos o conto "Bichos-da-seda da Primavera" de Máo Dùn (茅盾), o maior expoente do realismo socialista na China. Para tal, temos duas traduções para o inglês, mais uma adaptação cinematográfica de Cheng Bugao: https://www.youtube.com/watch?v=w3l68dypRWk Mais informações nas imagens.


Horário e local
04 de fev. de 2026, 19:00 – 21:30 BRT
zoom
Sobre o evento
Discutiremos o conto "Bichos-da-seda da Primavera" de Máo Dùn (茅盾), o maior expoente do realismo socialista na China.
Para tal, temos duas traduções para o inglês, mais uma adaptação cinematográfica de Cheng Bugao: https://www.youtube.com/watch?v=w3l68dypRWk
Contexto
Por volta de 1917, intelectuais chineses começaram a se engajar em discussões e debates sérios sobre cultura, história e assuntos correlatos — tudo com o objetivo de abordar o problema da fraqueza da China e as possíveis soluções para ele. Esse período de debate intelectual, denominado Movimento Quatro de Maio, durou até por volta de 1921.
A literatura da realismo socialista desempenhou um papel crucial aqui. Máo Dùn (codinome que significa “contradição”) foi um dos primeiros escritores a obter sucesso ao abordar as questões de trabalhadores rurais como quadros convincentes da realidade, através do qual refletia os desafios históricos do país como um todo.
Sobre Bichos-da-seda da Primavera

